Apresentação

Dando continuidade ao projeto “Meio a Meios: Semana de Jornalismo da UFRJ”, que visa instigar a reflexão sobre as formas contemporâneas do jornalismo, o Programa de Ensino Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ (PET/ECO) propõe a terceira edição do evento.
<< Programação do último dia (17): Jornalismo Internacional >>
(( INSCREVA-SE AQUI ))
(( acesse aqui o release oficial ))
(( Acompanhe o evento pelo twitter.com/petecoufrj ))
(( Horário das oficinas ))

A Meio a Meios III enfocará tendências do jornalismo que estão em voga, a fim de discutir novos formatos possíveis, mantendo um distanciamento crítico dos modelos e paradigmas convencionais. Como preocupação comum a todas as mesas do evento temos a relação entre o jornalismo, a cidadania e a influência da Web 2.0 nesse meio. Os debates se debruçarão sobre a importância da discussão dos novos modelos comunicacionais e de como o crescimento da Internet influencia esse processo.

O número de sites com conteúdos colaborativos cresce a cada minuto e a linguagem dessa informação é totalmente diferente do jornalismo tradicional que conhecemos outrora. Há quinze anos atrás, o modelo jornalístico tinha outras características: os profissionais usavam máquinas de escrever e a Internet não existia como fonte de pesquisa. Com a inovação tecnológica e a difusão da rede, o profissional tem que se adaptar. É essa temática que a Meio a Meios III quer abordar: analisar os novos padrões e tendências de se fazer o jornalismo que o modelo 2.0 exige assim como suas demandas práticas.

As discussões girarão em torno das seguintes mesas:

Meio a Meios: III Semana de Jornalismo da UFRJ
De 14 de setembro a 17 de setembro de 2009, de 9h às 13h.