RELEASE OFICIAL

III Semana de Jornalismo da UFRJ ocorrerá de 14 a 17 de setembro no Campus da Praia Vermelha

A Meio a Meios Semana de Jornalismo da UFRJ, em sua terceira edição, será realizada na próxima semana e promete suscitar discussões e reflexões sobre o Jornalismo 2.0, um tema super atual, além de quatro oficinas dinâmicas e interativas! Inscrições nas mesas e nas oficinas pelo site www.meioameios.com


A Meio a Meios III enfocará tendências do jornalismo que estão em voga, a fim de discutir novos formatos possíveis, mantendo um distanciamento crítico dos modelos e paradigmas convencionais. Como preocupação comum à todas as mesas do evento temos a relação entre o jornalismo, a cidadania e a influência da Web 2.0 nesse meio. A ideia é repensar os padrões vigentes da profissão, buscando a inserção desse tipo de jornalismo no meio e na cobertura, sem afastar-se da realidade mercadológica, dando destaque à interatividade e ao colaborativismo das novas redes.

Os debates se debruçarão sobre a importância da discussão dos novos modelos comunicacionais e de como o crescimento da Internet influencia esse processo. Os temas das mesas são Jornalismo 2.0, Jornalismo Cultural, Jornalismo de Celebridades e Jornalismo Internacional.

A Meio a Meios III Semana de Jornalismo da UFRJ, acontece nos dias 14, 15, 16 e 17 de setembro, no Campus da Praia Vermelha da UFRJ. Mantendo a estrutura da primeira edição, a Meio a Meios terá as mesas sempre das 9h às 13h. Dentre os convidados temos André Dahmer, Daniel Tambarotti, Claudio Uchoa, Nelson Franco Jobim e Samy Leal Adghirni.

Como é de vital relevância a permuta entre emissor e receptor, haverá debates mediados por um professor da própria UFRJ, que poderá pôr em foco questões da comunicação que chamam atenção na contemporaneidade.

Após cada debate, os alunos poderão expor indagações. Como nas edições anteriores, esta contará com quatro oficinas que proporcionarão o contato do público com a realidade bilateral do jornalismo e proporcionará aos espectadores contato com algumas das principais ferramentas para o desenvolvimento do Jornalismo 2.0. Participantes de pelo menos três dias de evento, e/ou de uma das oficinas, recebem certificado de participação.

Cheque toda a programação no site www.meioameios.com