Oficinas

Jornalismo 2.0: Viktor Chagas - Overmundo
14 de setembro, das 14h às 16h30, no Laboratório Multimídia da CPM/ECO

Escritor, jornalista, mestre e doutorando em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (Cpdoc-FGV). Desenvolve pesquisas na área de Mídia e Política, procurando explorar as nuances dos conceitos de jornalísmo cidadão e mídia cívica tanto no ambiente das novas tecnologias da informação quanto nos meios de comunicação comunitária. Desde 2006 integra a equipe editorial do Overmundo, ocupando atualmente a função de coordenação editorial do site.

Jornalismo Internacional: Gustavo Barreto - ECO
16 de setembro, das 14h às 17h, na sala 140 da Pós-Graduação da ECO/UFRJ


Gustavo Barreto é mestrando da ECO/UFRJ e atualmente leciona, dentro do quadro do estágio-docência, a disciplina de Jornalismo Internacional, também na ECO. Atua em diversas publicações que trabalham com a editoria de Inter e já participou de encontros e atividades internacionais, principalmente vinculadas ao Fórum Social Mundial.

InDesign - Daniel Terra - UERJ
16 de setembro, das 18h30 às 22h, sala de Editoração CPM/ECO

Daniel Terra é estudante de graduação em design de produto e design gráfico. Atualmente cursa o 8° período de Desenho Industrial na Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ, tendo breve experiência na área de design de exposições e atuando ocasionalmente como freelancer para projeto gráfico de livros. Ingressou em 2009/1 na Escola de Comunicação da UFRJ, visando à habilitação em Rádio e TV, ao estudo e à pesquisa teórica na área de comunicação. Tem domínio avançado da Adobe Suite de Design (InDesign, Photoshop, Illustrator, Acrobat Professional).

Fotojornalismo: Mickele Petrucelli - ECO
17 de setembro, das 13h às 16h30, na Sala de Editoração CPM/ECO

Jornalista, Fotógrafo e Professor. Especializado em Novas Tecnologias & Tratamento Digital de Imagens. Mestrando em Comunicação da UFRJ, com pesquisa sobre a Reconfiguracao da Imagem Digital sob o prisma de Henri Bergson. Trabalha como Professor da Escola de Comunicação da UFRJ e na Pós-Graduação do curso de Fotografia da Universidade Cândido Mendes. Atua ainda com Fotografia Publicitária prestando serviços para Agências como Openmultimeios, Ronson, Vscom, Talent/QG. Em 2004 foi selecionado no XIV Salão Internacional de Cajá España- Cidade de Leon, com exposição itinerante pelas principais cidades da Espanha. Fez exposições no Centro Cultural da Justiça Federal, Parque das Ruínas-RJ, e Funarte. Em 2006 foi selecionado para a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença - Itália. Seus ensaios podem ser vistos no site www.mickele.net