Telejornalismo

Data: 27 de novembro
Horário: de 20h as 22h
Local:  sala 111 - Escola de Comunicação (ECO)

Ementa: Como construir um telejornal diário? A oficina de telejornalismo ministrada pela equipe da Band vai detalhar aos estudantes o trabalho de profissionais que colocam no ar todos os dias as principais notícias do Rio de Janeiro. Uma tarefa de extrema ambição e de complexidade gigantesca. Acima de tudo, um trabalho de equipe. É da competência de cada produtor, repórter, cinegrafista, auxiliar, editor, técnico, operador, coordenador e diretor que se faz um programa televisivo. Igor Peixoto, Thaís Dias e Natashi Franco vão mostrar como é feito e qual é o objetivo do Jornal do Rio, que chega em nossas casas pontualmente, às 18h50, de segunda a sábado.

Igor Peixoto: formado pela Universidade Gama Filho em julho de 2008, começou na Band um ano antes como estagiário na Band News TV. Inicialmente, foi contratado temporariamente para reforçar a cobertura do Pan Americano no Rio. Escrevia e editava boletins diários. O Pan acabou, mas surgiram oportunidades. Foi trabalhar no setor de produção da Band Rio e um mês depois já voltava ao Band News TV como coordenador de jornalismo trainee. O interesse pela edição o levou, em poucos meses, ao Jornal do Rio. Ainda como trainee editava esportes para o telejornal local. Passou a editar matérias para a rede, o Jornal da Band, principal produto da casa. Aos 21 anos, ganhou um desafio: desenvolver um produto novo. Surgia assim o RJ Acontece  nas manhãs da Band Rio. Em 2010, assumiu como editor-chefe do Jornal do Rio, cargo que ocupa até hoje

Thaís Dias: é formada em Jornalismo pela Faculdade Integrada Hélio Alonso (FACHA), pós-graduada em Telejornalismo na Universidade Estácio de Sá e cursou também Relações Internacionais, pelo Ibmec. Começou a carreira no jornal O Fluminense, em 2002. Entrou para o Grupo Bandeirantes como apresentadora dos canais Band News TV e Bandsports em 2006. Se tornou chefe de reportagem e apresentadora da rádio Bandnews Fluminense FM. Há três anos além de editora executiva, apresenta e faz reportagens para o Jornal do Rio. 

Natashi Franco: formada há cinco anos pela Universidade Gama Filho, atualmente é repórter da TV Bandeirantes. Começou a carreira na própria emissora, ainda como estagiária, trabalhando na edição de texto e de imagem do canal a cabo Band News TV. Passando depois para o quadro de funcionários do Jornal do Rio, onde era editora de texto e de imagem, além de coordenadora do único telejornal regional da emissora. Foi responsável pela produção e apresentação do quadro cultural do Jornal do Rio, o Divirta-se, por cerca de três anos, até ser promovida a repórter de rua no ano passado.