Jornalismo Popular

Data: 27 de novembro
Horário: de 13h00 as 15h
Local:  sala do Pontão - Central de Produção Multimídia (CPM)

Ementa: O Brasil é um país de classe média. Nos últimos cinco anos, 47,6 milhões de brasileiros saíram das classes mais baixas, levando a classe C a representar 53,9% da população atual. A ascensão do poder aquisitivo de algumas camadas e a elevação dos índices de alfabetização no país expandiu o Jornalismo Popular. No início dos anos 2000, os jornais impressos populares alavancaram as tiragens de todos os periódicos do país. No Rio de Janeiro, Extra e Meia Hora lideraram as vendas nas bancas. Trata-se de um gênero informativo que atualmente ocupa um lugar de destaque no mercado editorial. Uma imprensa que abre perspectivas rumo a uma democratização da informação e da cidadania.

Henrique Freitas: formado em jornalismo pela UFF em 1994, começou sua trajetória profissional um ano antes, na redação de O DIA. Em 1995, foi para O Globo e, em 1998, participou da criação e do lançamento do Extra, onde permaneceu por sete anos, como editor-assistente nas editorias de Esporte e Geral. Em 2005 retornou ao DIA como editor-executivo e em setembro do mesmo ano lançou o Meia Hora, do qual é editor-chefe. Na editora O DIA, exerceu também a função de superintendente de Negócios Digitais. Paralelamente ao trabalho nas redações, também foi professor. Primeiro na graduação em jornalismo da Estácio e posteriormente na pós-graduação em comunicação e marketing da Cândido Mendes.