Semana de Jornalismo da UFRJ

A Meio a Meios é a semana de Jornalismo da Escola de Comunicação da UFRJ que acontece anualmente e, desta vez, chegou à sua quinta edição em um modelo consolidado que atrai centenas de alunos e professores todos os anos para um importante debate sobre os rumos do jornalismo nos campos teórico e prático.

Neste ano, a Meio a Meios teve uma edição especial, em conjunto com a programação do 9° Congresso da SBPJor, aproveitando para incrementar o tema levantado pelo o evento. Como entender, afinal, as formas pelas quais as mídias digitais estão influenciando o jornalismo a cada dia? Para responder a essa pergunta, a Meio a Meios, organizada pelo PET-ECO, trouxe um debate com pesquisadores e webativistas, além de quatro oficinas especiais, voltadas para alunos de graduação interessados.

Programação

Debate – “Jornalismo e Mídias Digitais: resistências possíveis na Web 2.0”

Quinta-feira, 03 de novembro, 14h30min

Auditório do CFCH

Fala-se muito na criação de um novo espaço midiático, depois do advento na Internet. Os antigos jornais caíram: redações fecham, equipes são reduzidas e surge uma nova forma de se fazer jornalismo, o chamado new jornalism. O simples leitor de outras épocas passou também a ser produtor e replicador de conteúdos. As redes sociais explodem – milhões de pessoas desejam agora dar as suas versões dos fatos, fazer as suas vozes serem ouvidas. A palavra do século é interatividade e a perspectiva do milênio, a democracia.

Há, no entanto, que se ter cuidado. É notório, claro, o potencial democratizante da Internet, mas, ao mesmo tempo, a notabilidade da exclusão digital, em escala planetária, é simplesmente inegável. Além disso, é necessário atentar ainda para outra questão: até que ponto, no mundo virtual, não continuamos a ser mediados pelos mesmos grandes conglomerados comunicacionais? Afinal, seguimos à mercê das megaempresas de jornais e televisão, só que desta vez sob a lógica dos grandes portais de informações e de buscas. Quais são, afinal, as resistências possíveis, na era do jornalismo digital?

Convidados:
- Viktor Chagas (UFF e Instituto Overmundo)

- Mc Fiell (rádio comunitária Santa Marta)

- Claudia Santiago (Núcleo Piratininga de Comunicação)

- representante do Eu-Repórter (O Globo Online)

Mediação: Cristina Rego Monteiro (UFRJ)


Oficinas

As oficinas da Meio a Meios são, tradicionalmente, voltadas para os alunos de graduação. Mesmo assim, a participação é aberta a todos, de mestrandos e doutorandos a professores. As oficinas tem público limitado e, ao final, os alunos recebem certificados de participação.

- Oficina de Fotojornalismo

dias 04 e 05, das 15h30min às 18h30min


Laboratório de Fotografia (CPM)

Dante Gastaldoni, professor de Linguagem Fotográfica (UFF) e Fotojornalismo (UFRJ), é coordenador da Escola de Fotógrafos Populares.

- Oficina de Comunicação Ambiental

dias 04 e 05, das 15h30min às 18h30min


Laboratório de TV e Vídeo (CPM)

Fabrício Fonseca Ângelo, professor de Divulgação e Jornalismo Científico em Saúde (Fiocruz), é coordenador do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental, que acontecerá na PUC-Rio este mês.

- Oficina de Comunicação de Risco e Gestão de Catástrofes

dias 04 e 05, das 15h30min às 18h30min


Laboratório de Rádio (CPM)

Ricardo Cabral, bolsista do Programa de Educação Tutorial da ECO/UFRJ, faz parte do conselho editorial da revista Consciência.Net e é jornalista de Piauí.

Lívia Cunto é bolsista do Programa de Educação Tutorial da ECO/UFRJ e trabalha na TV Band Rio.

- Oficina de Webativismo

dia 05, das 15h30min às 18h30min


Sala do Pontão da ECO (CPM)

Gustavo Barreto trabalha como jornalista no Centro de Informações das Nações Unidas (UNIC Rio) e é um dos fundadores da revista Consciência.Net.