...
Para se inscrever nas oficinas basta enviar um e-mail para contato@meioameios.com e no campo assunto colocar "Oficina". É obrigatória a indicação de qual oficina deseja participar.
A investigação jornalísticaDia 29/09, das 11h às 14h
Convidada: Maiá Menezes (Jornalista Política do Jornal O Globo)
Oficina de Jornalismo SocialDia 01/10, das 11h às 14:40h
Convidado: Lise Morosini
Conquistar um espaço nos veículos especializados não é tarefa fácil. É necessário primeiro entender o que é notícia pelo foco social e que notícia tem maior chance de ser veiculada. A partir disso, é preciso desenvolver uma estratégia, que envolve várias etapas, para fazer com que esta informação chegue às mãos dos jornalistas e seja capaz de despertar seu interesse. Além disso, com o crescimento da cobertura de ações e projetos sociais, tornou-se fundamental qualificar as informações divulgadas e tornar a abordagem dos temas mais aprofundada.
O treinamento objetiva fornecer informações básicas que subsidiem a preparação da divulgação das ações de entidades e projetos e o desenvolvimento do relacionamento com a imprensa.
1. Parte Teórica:
Causa e Fato;
Comunicação para a Mobilização Social;
Comunicação Coordenada X Informação;
Espaços e Ferramentas de Divulgação;
O que e por que divulgar;
Os tipos de divulgação;
Realização de coletivas de imprensa;
Embargo;
Técnicas de Redação.
2. Parte Prática:
Planejando a Divulgação;
Criando uma Estratégia;
Desenvolvendo as Ações Planejadas;
Acompanhamento do trabalho;
Acompanhamento dos Resultados;
Lise Morosini é jornalista, publicitária e mestre em História Social (UFRJ). É especializada em assessoria de imprensa para a área social e tem experiência em projetos de comunicação ligados ao Terceiro Setor, infância e adolescência, investimento social privado, terceira idade, comunidades e redes sociais. Consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Facilitadora de oficinas de divulgação para o Terceiro Setor. É idealizadora e atuou voluntariamente como editora do site Nascer Antes (www.nascerantes.com.br) e da Andipi (www.andipi.com.br).
É sócia da Coletivo Comunicação, empresa que efetuou trabalhos para diversas organizações, Foram ações de divulgação, organização de entrevistas individuais e coletivas de imprensa, produção e edição de newsletters, mobilização social e relacionamento em eventos.
Oficina de Rádio
Dia 02/10, das 13h às 17h
Convidados: João Paulo Malerba e Marina Vianna de Andrade
Ementa:
- Comunicação comunitária e terceiro setor como alternativas de mercado de trabalho para o jornalista e/ou profissional de rádio;
- Resgate da função social do jornalista como mobilizador do exercício da cidadania;
- Linguagem e técnica radiofônica;
- Diferentes formatos radiofônicos (spots, flashes, campanhas, programas jornalísticos, radionovelas);
- Exercícios práticos em diferentes formatos radiofônicos.
João Paulo Malerba é mestrando em Comunicação e Cultura pela PPGCOM-UFRJ e bacharel em jornalismo pela ECO-UFRJ. Atua como jornalista da ONG Criar Brasil, onde coordena o projeto Cultura Popular e Cidadania nas Ondas do Rádio. É também pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC-UFRJ) onde estuda as rádios comunitárias brasileiras e as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Marina Vianna de Andrade Jornalista formada pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso, em 1989. Atuou no jornalismo sindical e político, mas tem referência maior no radiojornalismo. Passou pela rádio Tupi e Alvorada e hoje trabalha na ONG Criar Brasil, onde é redatora de programas jornalísticos e radionovelas.