Jornalismo Político

17 de novembro

  • Laurindo Lalo Leal - USP
Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Ciências Sociais pela PUC-SP, doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado no Goldsmiths College da Universidade de Londres. Publicou os livros "Atrás das Câmeras, relações entre Estado, Cultura e Televisão"; "A melhor TV do mundo, o modelo britânico de televisão"; "A TV sob controle, a resposta da sociedade ao poder da televisão" e "Vozes de Londres, memórias brasileiras da BBC". Além de artigos sobre cultura e comunicação, com ênfase na televisão, em publicações científicas e de divulgação. Foi Secretário de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo (gestão Luiza Erundina) Professor livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, é Ouvidor-Geral da Empresa Brasil de Comunicação e diretor-apresentador do programa VerTV transmitido pela TV Câmara e pela TV Brasil.

  • Carlos Lungarzo - Anistia Internacional
Membro de Anistia Internacional e Voluntário do Alto Comissionado das Nações Unidas para os refugiados. Publicou ensaios curtos sobre Direitos Humanos e assuntos de tipo social em diversos blogs. Escreveu o livro Vendetta!sobre o julgamento do escritor italiano Cesare Battisti.


  • Ricardo Noblat - O Globo
Nascido em Recife, em 1949. É um jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Noblat foi editor-chefe do Correio Braziliense e da sucursal do Jornal do Brasil em Brasília. Atualmente, Noblat mantém um dos mais notáveis blogs do Brasil,o Blog do Noblat, no portal do jornal O Globo.

  • Felipe Vaz - - Coordenador de mídias sociais da Marina Silva (2010)
Consultor em colaboração e mídias sociais, mestre em comunicação pela UFRJ. Coordenou a operação de mídias sociais da campanha de Marina Silva à presidência em 2010. Concebeu o user experience, a arquitetura e as regras de negócios, e coordenou o desenvolvimento do site Overmundo, do Portal Literal, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e da sala de imprensa online e dos webcasts da Vale. Recebeu o prêmio Colunistas Rio por campanhas online, e o IBest pelo site de referência em música brasileira Cliquemusic. Ex-diretor da agência interativa Tecnopop, atua hoje como consultor independente, atendendo clientes como a Rede Globo, a Cepal e o Viva Favela. É um dos coordenadores do Instituto Overmundo.

  • Leandro Colón - O Estado de São Paulo

Formado em jornalismo pela PUC-SP, trabalha desde junho de 2009 na sucursal de O Estado de S. Paulo em Brasília. Antes disso, trabalhou nos seguintes veículos: Correio Braziliense, Portal G1, Blog do Noblat, SBT e Portal iG. Ano passado, ganhou, junto com Rosa Costa e Rodrigo Rangel, o Prêmio Esso de Reportagem e o Prêmio Estado de Jornalismo pela série de matérias que revelaram os atos secretos do Senado e as denúncias contra o presidente da Casa, José Sarney. Em janeiro, cobriu o terremoto no Haiti. Acompanhou ainda dia a dia da CPI dos Correios (escândalo do mensalão), a crise envolvendo Renan Calheiros, e as duas últimas eleições presidenciais. Este ano, ganhouo Prêmio Imprensa Embratel 2010 com a matéria "Senado usou 300 atos secretos para beneficiar amigos".

  • Cristina Rego Monteiro - Mediadora
Doutora em Comunicação e Cultura, com a tese “A pauta jornalística e suas mediações”, pela Escola de Comunicação da UFRJ, onde se graduou. Jornalista e professora universitária. Atualmente é professora adjunta e coordenadora da CPM da ECO/UFRJ. Já trabalhou como repórter especial, apresentadora e produtora de telejornalismo na Rede Bandeirantes de Televisão e foi chefe de redação na Agência Publicitária “A to Z”. Atuou como repórter especial e apresentadora na Rede Manchete de Televisão, e CNT e como chefe da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro.

Ganhou em 1981 o Troféu “Melhor Repórter”, concedido pelo Programa Discoteca do Chacrinha. Já em 1982 foi vencedora do Prêmio “Wladimir Herzog”, com a matéria “Corredores da Justiça”, uma denúncia sobre as condições do sistema penitenciário brasileiro, transmitida em rede nacional pela Bandeirantes. Em 1983 foi considerada a melhor repórter do Carnaval do Rio de Janeiro, pela Rede Bandeirantes de Televisão, ganhando o prêmio cedido por essa emissora. Em 1984 e 1985 também pelas coberturas carnavalescas foi vencedora dos Prêmios Momo de Ouro.