Jornalismo Cultural

16 de novembro

  • Marcelo Janot - site Criticos.com
Crítico de cinema desde 1992, escreveu para a TRIBUNA DA IMPRENSA, O DIA e JORNAL DO BRASIL. Atualmente é crítico do jornal O GLOBO e comentarista do canal Telecine. Entre 2003 e 2006 foi presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. Integrou o júri da crítica internacional nos festivais de Havana (1998), Chicago (1999), San Sebastián (2001), Palm Springs (2004), Montreal (2004), San Francisco (2005) e Miami (2006). É editor e fundador do site Críticos.com.br.

  • Sérgio Cabral - Jornalista e escritor
Começou sua carreira em 1957 como repórter policial do Diário da Noite, jornal vespertino dos Diários Associados. Em 1969, já como editor político do Última Hora, juntou-se a Jaguar e Tarso de Castro para a criação d'O Pasquim. Durante ditadura, foi preso por seu ativismo no jornal. Já foi, também, vereador da cidade do Rio, e, mais tarde, foi chamado para ser conselheiro do tribunal de contas, e foi, até maio desse ano, quando resolver se aposentar. Hoje faz verdadeiras reportagens em suas biografias.

  • Julio Daio Borges - Digestivo Cultural
Formou-se em Engenharia de Computação, pela Escola Politécnica da USP, em 1997. Foi "redação nota dez" da Fuvest, em 1992. Em dezembro de 1997, Julio Daio Borges, assinando "J.D. Borges", compõe "A Poli como Ela é...", uma crítica à Politécnica da USP, que vai parar na Folha de S. Paulo, na coluna de Luís Nassif. Começa uma atividade de "colunista independente" a partir de 1998 (por e-mail) e, em 1999, funda seu próprio site. Em 2000, esboçou a newsletter que se tornou, de 2001 em diante, a revista eletrônica Digestivo Cultural, onde hoje é editor-executivo.

  • Augusto Gazir - mediador
Ex-professor substituto da ECO/UFRJ e mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Londres. Foi correspondente no Iraque cobrindoa invasão norte-americana pelo serviço em língua portuguesa (Brasil) da BBC. Foi correspondente da Folha de São Paulo em Brasília e em Buenos Aires, além de colaborações com diversos veículos. No início dos anos 90 participou da criação do Instituto de Estudos e Projetos em Comunicação e Cultura (INDECS). Atua há dois anos como coordenador do Núcleo de Comunicação do Observatório de Favelas.