VI Semana de Jornalismo da UFRJ

A cobertura de grandes eventos

A Meio a Meios é a semana de Jornalismo da Escola de Comunicação da UFRJ que acontece anualmente e, que já está em sua sexta edição. Todos os anos, centenas de alunos e professores assistem a importantes debates sobre os rumos do jornalismo nos campos teórico e prático.

Neste ano, a Meio a Meios traz como tema os desafios da cobertura jornalística de grandes eventos. Em tempos de Rio+20, eleições, Copa do Mundo e Olimpíadas, estudiosos e jornalistas irão analisar a responsabilidade da imprensa ao abordar desses assuntos. Realizado nos dias 27, 28 e 29 de novembro, o evento contará com três mesas de debates, que serão divididas em Jornalismo Ambiental, Jornalismo Político e Jornalismo Esportivo. À tarde, haverá oficinas de fotojornalismo, telejornalismo, radio, jornalismo literário, webativismo, jornalismo investigativo, jornalismo em mídias sociais, jornalismo internacional e jornalismo cultural



Confira a programação:

Terça-feira, 27/11

Jornalismo Ambiental: Rio+20 e desastres naturais
A sociedade vem se preocupando a cada dia mais com a realidade ambiental em que o planeta vive. E cabe ao jornalismo retratar essas inquietações. Na pauta, termos como economia verde, sustentabilidade, crise ambiental, mudanças climáticas. A Rio+20 foi um grande evento internacional, mas como fazer a cobertura do meio ambiente para além do factual?

Oficinas
- Fotografia
Jornalismo Popular
Telejornalismo

Cinerama
- Filme: A Montanha dos Sete Abutres


Quarta-feira, 28/11

Jornalismo Político: mensalão e eleições no Brasil
A cobertura política não se faz apenas em época de eleições, apesar de esse ser um grande momento de mobilização nacional. Fazer jornalismo político é estar presente em golpes, revoluções, questionamentos, votações, negociações e até em escândalos. Entre a procura por furos e fontes, conceitos básicos da profissão como imparcialidade e credibilidade entram em xeque.

Oficinas
- Webativismo
- Jornalismo Investigativo
- Radiojornalismo

Cinerama
- Filme: O Quarto Poder


Quinta-feira, 29/11

Jornalismo Esportivo: Copa do Mundo e Olimpíadas
Esporte é um tema bastante presente no jornalismo brasileiro e será ainda mais ao longo dos próximos anos. Dentro de dois anos, o país será a sede da Copa do Mundo. Em 2016, a vez é das Olimpíadas. Muitos desafios e projetos para o futuro. Como lidar com tanta expectativa? Qual será o legado desses eventos?

Oficinas
- Jornalismo em Mídias Sociais
- Jornalismo Internacional
Jornalismo Cultural

Cinerama
- Filme: Boa Noite e Boa Sorte