Jornalismo Político: mensalão e eleições no Brasil

Data: 28 de novembro
Horário: de 9h as 12h
Local: Auditório Pedro Calmon

A cobertura política não se faz apenas em época de eleições, apesar de esse ser um grande momento de mobilização nacional. Fazer jornalismo político é estar presente em golpes, revoluções, questionamentos, votações, negociações e até em escândalos. Entre a procura por furos e fontes, conceitos básicos da profissão como imparcialidade e credibilidade entram em xeque.

Convidados:
Chico Otávio: é formado pelo extinto Centro Unificado Profissional. Ao longo da carreira, trabalhou como repórter nos jornais Última Hora (RJ), Jornal dos Sports (RJ), O Estado de S.Paulo (sucursal Rio) e O Globo (RJ), onde é repórter especial da editoria O País. Além disso, foi vice-presidente da Associação da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Foi, também, professor do Departamento de Comunicação Social da UniverCidade e da PUC-RJ.

Cristina Grillo: jornalista formada pela Escola de Comunicação da UFRJ, atua na profissão há 27 anos. Passou pelas redações da Folha de S. Paulo, O Globo e Veja Rio, onde foi redatora-chefe durante três anos. De volta à Folha de S. Paulo em 2010, ocupa o cargo de Secretária de Redação da Sucursal do Rio. É também advogada formada pela Universidade Veiga de Almeida e licenciada em língua inglesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Fernando Molica: jornalista formado pela Escola de Comunicação da UFRJ, trabalhou nas sucursais cariocas dos jornais "O Estado de S.Paulo" e "Folha de S.Paulo" e foi chefe de reportagem de "O Globo". Em 1996, foi para TV Globo, onde trabalhou, como repórter especial, para o ‘Fantástico’ e diversos telejornais. Em 2008, assumiu o cargo de editor da coluna "Informe do Dia", do jornal "O Dia". Escreve, semanalmente, um artigo para o mesmo jornal, publicado na coluna ‘Estação Carioca’. Organizou e coordenou o MBA em Jornalismo Investigativo e Realidade Brasileira da Fundação Getúlio Vargas. É também escritor, autor de vários romances. Ex-diretor da Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo -, organizou, para a entidade, três coletâneas de reportagens, que fazem parte da coleção Jornalismo Investigativo, da Record: 10 reportagens que abalaram a ditadura, 50 anos de crimes e 11 gols de placa.

Mario Augusto Jakobskind: jornalista e escritor, foi colaborador dos jornais Pasquim e Versus, repórter da Folha de S. Paulo (1975 a 1981) e correspondente da Rádio Centenária de Montevideo, além de editor de Internacional da Tribuna da Imprensa (1989 a 2004) e editor em português da revista cubana Prisma (1988 a 1989). Atualmente, é correspondente do semanário uruguaio Brecha, membro do conselho editorial do Brasil de Fato, colunista do site do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Rio de Janeiro, colaborador do Observatório da Imprensa e de Caros Amigos. É autor, entre outros, dos livros América Que Não Está na Mídia (Adia, 2006), Dossiê Tim Lopes - Fantástico/Ibope (Europa, 2004), A Hora do Terceiro Mundo (Achiamê, 1982), América Latina - Histórias de Dominação e Libertação (Papirus, 1985) e Cuba - apesar do bloqueio, um repórter carioca em Cuba (Ato Editorial, 1986). É também Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e integra a Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da referida entidade, além de ser membro da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SJPERJ) e representante da Associação Brasileira de Imprensa no Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

Mediação:
Suzy Santos: possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente, é professora da Escola e do Programa de Pós-Graduação de Comunicação da UFRJ e líder do Grupo de Pesquisa Política e Economia da Informação e da Comunicação - PEIC, em atividade desde 1995. Suas pesquisas e sua produção concentram-se na área de Comunicação, com ênfase em economia política da comunicação e políticas de comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão, novas tecnologias de comunicação, estrutura dos meios e condições de acesso à informação e à comunicação, regulação. Publicou capítulos de livros e artigos em revistas especializadas em português, espanhol, francês e inglês.