Jornalismo Ambiental: Rio+20 e desastres naturais

Data: 27 de novembro
Horário: de 9h as 12h
Local: Auditório Pedro Calmon

A sociedade vem se preocupando a cada dia mais com a realidade ambiental em que o planeta vive. E cabe ao jornalismo retratar essas inquietações. Na pauta, termos como economia verde, sustentabilidade, crise ambiental, mudanças climáticas. A Rio+20 foi um grande evento internacional, mas como fazer a cobertura do meio ambiente para além do factual?

Convidados:
Gustavo Barreto: radialista formado pela Escola de Comunicação da UFRJ, atua há 10 anos nas áreas de jornalismo, webdesign e produção cultural. Foi editor de meios alternativos como a Revista Consciência.Net e o jornal Fazendo Media, e de redes como o Núcleo Piratininga de Comunicação e a Rede Nacional de Jornalistas Populares. Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, é atualmente Doutorando no mesmo curso e assessor de comunicação das Nações Unidas no Brasil. Na área ambiental, coordenou a I Semana Nacional de Comunicação Ambiental e foi assessor de imprensa da ONU na Conferência Rio+20.
.
Ana Lucia Azevedo: é editora de Ciência e Saúde de O Globo e cobre a área ambiental há 24 anos. Já ganhou o Prêmio Esso de Informação Científica, Tecnológica e Ecológica e o Prêmio José Reis, este último pelo conjunto de sua carreira. Mestre em Geografia pela UFRJ, com foco em planejamento ambiental, é autora de "Novos Tempos" (Ed. Zahar), sobre o tempo e o clima no Brasil.

Mediação:
Prof. Renzo Taddei: Professor de Antropologia e Comunicação da UFRJ, onde atua na graduação e na pós-graduação da Escola de Comunicação. Doutor em Antropologia pela Universidade de Columbia, Nova York, foi professor visitante na Universidade de Yale, e professor adjunto na Universidade de Columbia e na Universidade da Cidade de Nova York (CUNY-BMCC). É pesquisador associado da Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos e do Grupo de Estudos de Antropologia da Ciência e Tecnologia, na UFRJ, e em Nova York é pesquisador associado do Comitas Institute for Anthropological Study e do Center for Research on Environmental Decisions, na Universidade de Columbia. É também colunista do Canal Ibase, portal ligado ao Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas. Suas pesquisas e publicações têm tratado da comunicação científica e participação social em governança ambiental, dentre outros temas.