Clipping 2007

...
Eventos na íntegra: cobertura do TJ/UFRJ


Jornalismo Cultural 29/03/07
O que é jornalismo cultural? Essa e outras perguntas são respondidas nesta palestra ministrada por Michel Melamed, Arthur Dapieve, Bruno Torurra e Ruy Gardner.

Midia Alternativa 28/03/07
Confira a Mesa de Mídia Alternativa do evento Meio a Meios do dia 28 de março de 2007, com Beatriz Bissio, Mário Osava, Nelson Hoineff e Luciano Rocco.

Perguntas - Mídia Alternativa 28/03/07
Você teve dúvidas? Eles também. Confira as perguntas da mesa de Midia Alternativa do evento Meio a Meios.

Jornalismo Narrativo 27/03/07
Confira tudo que rolou na palestra de jornalismo narrativo do evento Meio a Meios, que contou com as participações de Guilherme Fiuza, Pedro Dória e Caco Barcellos.

Matérias e reportagens

Meio a Meios: exemplo de sucesso da extensão
Priscilla Bastos, Boletim Olhar Virtual (UFRJ) - Entre os dias 27 e 30 de março, a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro é o palco da Meio a Meios: I Semana de Jornalismo da UFRJ. O evento, realizado por alunos da escola e pelo Programa de Educação Tutorial (PET), visa enfocar o lado menos abordado do jornalismo, aquele que é pouco freqüente na mídia.

A Meio a Meios representa bem uma tendência das faculdades, por se tratar de um projeto de extensão. Muitas unidades da UFRJ trabalham e apóiam iniciativas de extensão, como uma forma de unir teoria à prática. Para abordar essa questão, o Olhar Virtual conversou com o aluno da ECO, membro do PET e um dos organizadores da Meio a Meios, João Reis, e com a diretora da ECO, Ivana Bentes. Leia aqui.

Portal Imprensa, divulgação do debate sobre Jornalismo cultural, 28/03/2007
A "Meio a Meios: I Semana de Jornalismo da UFRJ" terá como tema nesta quinta-feira (29/03), às 9hs, o jornalismo cultural. Participam Arthur Dapieve (NoMínimo e PUC-RJ), Bruno Torturra (Revista TRIP), Daniel Piza (Bravo! e O Estado de S. Paulo), Michel Melamed (TVE Brasil) e Ruy Gardnier (Revista Contracampo) (...)

Portal da UFRJ: Meio a Meios debate jornalismo narrativo, 28/03/2007
(...) A mesa-redonda Jornalismo Narrativo abriu as atividades do seminário Meio a Meios, da I Semana de Jornalismo da UFRJ, no dia 27 de março. O Salão Pedro Calmon lotou de estudantes de comunicação interessados em conhecer o estilo jornalístico, que consiste em transformar uma pauta em livro, através da experiência dos profissionais convidados como, Caco Barcellos (TV Globo), Arthur Veríssimo (Revista Trip), Guilherme Fiúza (NoMínimo) e Pedro Doria (NoMínimo).

Oficina da Criar Brasil
Durante os dias 27 e 28 de março, Marina Vianna e João Paulo Malerba realizaram uma Oficina de Radiojornalismo. Depois de ouvirem uma apresentação da comunicação comunitária e terceiro setor como alternativas de mercado de trabalho e uma breve explicação da linguagem, locução e diferentes formatos radiofônicos, os alunos discutiram e escolheram temas para a realização de um programa de rádio (...) [ou em Projetos realizados]

Portal Imprensa: I Semana de Jornalismo da UFRJ ocorre de 27 a 30 de março
Como nem só de lead e happy hour vive o jornalista, vez ou outra surgem à tona novas tendências da comunicação que, fomentadas pelo avanço das tecnologias, multiplicam-se e passam a dividir espaço com as pautas do dia e as xícaras de café na mesa do profissional do setor. Alguns dos caracteres que pontuam a cena jornalística atual vêm em três nuances da comunicação: Jornalismo Literário/Narrativo, Mídia Alternativa e Jornalismo Cultural (...)

Portal da UFRJ (divulgação), 21/03/2007
(...) A Meio a Meios - I Semana de Jornalismo da UFRJ - reúne, entre 27 e 30 de março, profissionais renomados da comunicação alternativa para oficinas e palestras no campus da Praia Vermelha.

Federação Nacional dos Jornalistas (divulgação), 19/03/2007
De 27 a 30 de março, no campus da Praia Vermelha, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza a “Meio a Meios: I Semana de Jornalismo” (...)

Boletim Olhar Virtual (UFRJ), 15/03/2007
O Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação (PET-ECO/UFRJ) realiza a Meio a Meios: I Semana do Jornalismo da UFRJ, nos dias (...)